A indústria é um dos maiores consumidores de água. A água é utilizada nas mais variadas formas e nas mais diversas atividades industriais, resultando na necessidade de cumprimento de rigorosas obrigações, quer em termos da qualidade da água, quer em termos da sua disponibilidade/quantidade.
Quase sempre, a qualidade de água exigida para a indústria é idêntica à de consumo humano, podendo admitir mais ou menos etapas consoante a sua exigência.
Os tratamentos dos efluentes produzidos acabam por ser também um desafio para as empresas, sendo que a reutilização deve ser sempre um ponto a ser estudado.
Apesar de, na maioria das vezes, os efluentes produzidos apresentarem cargas poluentes bastante superiores aos efluentes doméstico/urbano, as tecnologias associadas de tratamento são semelhantes.
Para fazer face a estas necessidades das empresas, a Moinhos Água e Ambiente desenvolve e implementa soluções chave-na-mão, recorrendo aos processos e tecnologias mais adequadas a cada indústria:
No setor Alimentar, o Grupo Moinhos tem trabalhado nas mais variadas indústrias – lácteas, carnes, peixes, frutas, adegas – na implementação dos mais variados sistemas:
Nos primeiros dez anos da sua existência, a Moinhos Água e Ambiente centrou a sua atividade na zona norte do país, à época, fortemente desenvolvida na indústria têxtil. De facto, são inúmeras as referências da Moinhos neste sector industrial, no campo do tratamento de águas necessárias aos distintos processos e no tratamento das águas residuais respetivas. A Moinhos Água e Ambiente foi pioneira, nesta indústria, no desenvolvimento e implementação de tecnologias e soluções de tratamento com ozono, tanto para remoção da cor característica das águas residuais, substituindo os processos físico-químicos, como para a sua reutilização para o processo industrial.
No setor têxtil, destacam-se as seguintes tecnologias utilizadas:
A Moinhos Água e Ambiente conta com importantes trabalhos realizados ao nível da indústria química, e outras indústrias, nomeadamente de plásticos, metalomecânicas ou sucatas. Nestas indústrias estão implementadas estações de tratamento com os mais variados sistemas, nomeadamente:
A Moinhos Água e Ambiente tem vindo a desenvolver importantes projetos em refinarias, em Portugal, nomeadamente ao nível de:
As águas de reposição, em pisciculturas marinhas, e as águas de recirculação, em pisciculturas fechadas, devem apresentar uma elevada qualidade procurando manter toda a massa biológica saudável e com bons níveis de crescimento.
A Moinhos Água e Ambiente dispõe de tecnologia específica para esta área, a qual associa a oxidação/craking por ozono e a extração da matéria particulada através de escumação.
O processo desenrola-se num reator MAOZONEtech adaptado para este fim específico, onde a forma como o ozono é aplicado faz toda a diferença. Cada sistema é desenhado de acordo com o caudal de água a tratar, a dose de ozono a aplicar e a necessidade de ar a introduzir, para se processar a escumação.
A Moinhos Água e Ambiente desenha e fabrica também sistemas específicos de dissolução de oxigénio, adaptados às condições físicas de cada caso particular e de acordo com as necessidades.
A Moinhos conta com inúmeras referências, neste setor, com as seguintes finalidades: