Mas, nem toda a água disponível é naturalmente adequada para o consumo humano ou para o consumo industrial.
Cada vez mais, quer pela intensidade demográfica quer pelo desenvolvimento industrial e agricultura, a quantidade e qualidade de água doce disponível no nosso planeta encontra-se sobre constante pressão.
É uma das especialidades do Grupo Moinhos Água e Ambiente.
Águas superficiais (rios, albufeiras, lagos), águas subterrâneas (furos e poços), água salobra ou água do mar.
A Moinhos Água e Ambiente, pode oferecer para o tratamento de água uma única tecnologia capaz de tornar a água potável, assim como adotar uma abordagem multiprocesso que integra várias fases de tratamento com o recurso a várias tecnologias, sejam elas convencionais ou de ponta (Ozono, UV, Ultra filtração, Osmose inversa, Geração de ácido hipocloroso “in situ”).
De acordo com as características da água a tratar, a Moinhos Água e Ambiente pode recorrer a diversos processos, operações e tecnologias associadas.
Unidades domésticas (baixo caudal) e unidades para pequenos aglomerados populacionais (hospitais, edifícios, hotéis, pequenos agregados populacionais remotos), podendo ser construídas unidades compactas, amovíveis, contentorizadas – (pequeno e médio caudal), até grandes sistemas municipais integrados e industriais (alto caudal).
Por vezes, a fraca qualidade da água bruta leva à necessidade de eliminação de matéria orgânica dissolvida e micropoluentes.
Tal facto, requer que qualquer processo de clarificação seja coadjuvado com recurso a tecnologias de oxidação e pela introdução de outras etapas, como a adsorção em carvão ativado.
A oxidação pode ser realizada em duas etapas consoante o grau de contaminação:
São várias as tecnologias disponíveis para estas etapas de tratamento:
A grande vantagem da tecnologia de ozono, face aos produtos clorados, é que não forma subprodutos da reação como trihalometanos e organoclorados, produtos considerados cancerígenos. Para além disso, melhora o processo de coagulação / floculação, incrementando os rendimentos dos processos de decantação e filtração.
Os processos de clarificação removem a matéria mineral e orgânica em suspensão (SS) da água bruta, também removem parte da matéria orgânica e inorgânica dissolvida capaz de ser precipitada e/ou coagulada.
São várias as tecnologias disponíveis, dependendo da concentração e tipo de contaminantes presentes na água bruta:
A Ultrafiltração pode ser usada em substituição da filtração em areia e carvão ativado e/ou como medida para a obtenção de uma maior qualidade de água. A Moinhos Água e Ambiente concebe e fabrica as suas próprias unidades de UF, que implementa e comercializa, de acordo com as necessidades de cada caso.
A osmose inversa é outra via para produzir água de qualidade, respondendo às crescentes necessidades de água para consumo humano e industrial.
A Moinhos Água e Ambiente desenha e fabrica sistemas completos de dessalinização de águas, MAROPUREtech, através de membranas de osmose inversa. Com base nas características da água a tratar e na qualidade de água pretendida, a Moinhos Água e Ambiente desenha toda a linha de tratamento, antes e após a osmose inversa, selecionando os equipamentos e as membranas que melhor se adequam a cada caso.A MAROPUREtech, pode produzir água potável a partir de:
Alguns processos são especificamente desenhados para remover elementos indesejáveis tais como: manganês, nitratos, metais pesados, dureza…
Uma tecnologia capaz de tratar água com este tipo de poluentes é a tecnologia de permuta iónica. Esta tecnologia consiste basicamente num filtro, no qual o meio de enchimento é uma resina especifica para o contaminante a eliminar:
A desinfeção é a etapa final de uma estação de tratamento de água, sendo fundamental pois assegura a eliminação de todos os microrganismos patogénicos da água.
Esta etapa tem em vista dois efeitos: a eliminação dos microrganismos patogénicos da água e garantir um residual desinfetante que salvaguarde qualquer contaminação entre o ponto de tratamento e o ponto de consumo.
São utilizados diversos desinfetantes, com tecnologias como: