No âmbito da remodelação global da ETA de Santa Eufémia de Prazins, a Vimágua E.I.M. S.A. (Empresa de Água e Saneamento de Guimarães e Vizela) atribuiu a responsabilidade da conceção/construção de uma unidade de UF para a produção de 24.000 m3/dia de água para consumo humano, à empresa Moinhos – Água e Ambiente. Esta unidade de UF, a primeira em Portugal no setor municipal, foi oficialmente inaugurada em Março de 2014 e abastece os concelhos de Guimarães e Vizela com garantia de água de elevada qualidade, durante os 365 dias do ano.
Linha de tratamento
A linha de tratamento da ETA contempla a captação no Rio Ave, em subleito, por sistemas de drenos filtrantes, filtração em membranas de UF (unidade de UF) e desinfecção final.
A unidade de UF instalada é constituída por 4 linhas de ultrafiltração, cada linha com dois racks, dispostos em paralelo, de 44 membranas, totalizando a instalação 8 racks e 352 membranas de capacidade instalada, numa área coberta aproximada de 400 m2.
Membranas de UF
As membranas utilizadas foram selecionadas para este projeto pelas suas características e assentam numa tecnologia de vazos pressurizados com um princípio de filtração de ‘fora para dentro’ e um tamanho nominal de poro de 0,02 µm. As fibras que constituem a membrana são em PVDF conferindo-lhes uma resistência mecânica e química superior e, consequentemente, uma maior durabilidade.
Caudais e eficiência do tratamento
A unidade de UF permite a produção contínua de 24.000 m3/dia ( cerca de 1.000 m3/h) de água ultrafiltrada com um fator de reconversão de 95% e uma turvação inferior a 0,2 NTU.

- Location
- Portugal
- Year
- 2014
- Technology
- Ultrafiltração
- Service
- Consumo Humano
- Project
- Remodelação global da ETA de Santa Eufémia de Prazins - Fase 1
- Business Model
- Municipal
- Status
- Concluída