Na Etiópia, as Autoridades de Água e Saneamento de Addis Abeba (A.A.W.S.A) abriram concurso internacional para a conceção/projeto/execução de equipamentos eletromecânicos para ETARS, localizadas nas regiões de Kilinto, Deginet, Bole Bulbula, Mekanisa e Karakore.
A solução teria que garantir uma qualidade de água tratada de elevada qualidade e sem contaminação microbiológica, uma vez que teria de ser reutilizada na agricultura, dado ser um setor de sustentabilidade das populações e outras aplicações.
O caudal de água residual total a tratar previsto seria os 10 mil m3/dia. A tecnologia MBR foi a eleita devido à elevada qualidade de água tratada que era exigida.
Embora a altura a que se situam as Etars relativamente ao nível do mar ter um desnível de cerca de 2200 m, o que implica em processos de sistemas de arejamento/biológicos um incremento em cerca de 20% de energia elétrica foi a opção dos decisores/ Autoridades Etíopes assumir esse incremento de energia, mas ficar garantida a reutilização e assim salvaguardada a saúde pública.
Ficou também decidido a construção 5 Etars sendo que os efluentes tratados de qualidade seriam partilhados por várias populações.
Foi criado um consórcio com um construtor local que ficou com a responsabilidade da construção civil ao pormenor de todos os trabalhos do projeto da MAA.
Três ETARS estão concluídas e em funcionamento, 1 está em fase terminal de conclusão e o arranque que deverá acontecer até final de 2017, uma última que por dificuldades construtivas, deverá ficar finalizada no primeiro trimestre 2018.

- Location
- Etiópia
- Year
- 2016
- Technology
- MBR
- Service
- Reutilização
- Project
- PACKAGE WASTE WATER TREATMENT PLANT SUPPLY AND CIVIL WORK CONSTRUCTION FOR LOT 1 -KILINTO, MEKENISA KORARI, KARA KORE 1 BOLE BULBULA, DEGINET CONDOMINIUMS
- Business Model
- Municipal
- Status
- Concluído