Tratamento de Águas | Moinhos Ambiente


A água é o bem mais precioso do planeta…

Mas, nem toda a água disponível é naturalmente adequada para o consumo humano ou para o consumo industrial.
Cada vez mais, quer pela intensidade demográfica quer pelo desenvolvimento industrial e agricultura, a quantidade e qualidade de água doce disponível no nosso planeta encontra-se sobre constante pressão.



TORNAR A ÁGUA POTÁVEL…

É uma das especialidades do Grupo Moinhos Água e Ambiente.

 

SEJA QUAL FOR A QUALIDADE INICIAL DO RECURSO…

Águas superficiais (rios, albufeiras, lagos), águas subterrâneas (furos e poços), água salobra ou água do mar.

A Moinhos Água e Ambiente, pode oferecer para o tratamento de água uma única tecnologia capaz de tornar a água potável, assim como adotar uma abordagem multiprocesso que integra várias fases de tratamento com o recurso a várias tecnologias, sejam elas convencionais ou de ponta (Ozono, UV, Ultra filtração, Osmose inversa, Geração de ácido hipocloroso “in situ”).

De acordo com as características da água a tratar, a Moinhos Água e Ambiente pode recorrer a diversos processos, operações e tecnologias associadas.

 

SEJA QUAL FOR A APLICAÇÃO E AS NECESSIDADES EM CAUDAL (BAIXO, MÉDIO E ALTO CAUDAL) …

Unidades domésticas (baixo caudal) e unidades para pequenos aglomerados populacionais (hospitais, edifícios, hotéis, pequenos agregados populacionais remotos), podendo ser construídas unidades compactas, amovíveis, contentorizadas – (pequeno e médio caudal), até grandes sistemas municipais integrados e industriais (alto caudal).





  • Processos de Oxidação e Adsorção em Carvão Ativado
  • Clarificação
  • Osmose e Dessalinização
  • Permuta Iónica e Precipitação Química
  • Desinfeção

Por vezes, a fraca qualidade da água bruta leva à necessidade de eliminação de matéria orgânica dissolvida e micropoluentes.

Tal facto, requer que qualquer processo de clarificação seja coadjuvado com recurso a tecnologias de oxidação e pela introdução de outras etapas, como a adsorção em carvão ativado.

A oxidação pode ser realizada em duas etapas consoante o grau de contaminação:

  • PRÉ-OXIDAÇÃO: permite oxidar a matéria orgânica e inorgânica, nomeadamente o ferro e o manganês, moléculas responsáveis por maus odores e sabores, e permite ainda uma pré-desinfeção da água.
  • OXIDAÇÃO INTERMÉDIA: promove a oxidação de micropoluentes, tais como pesticidas, toxinas e outras moléculas que são posteriormente removidos em filtros de carvão ativado.

São várias as tecnologias disponíveis para estas etapas de tratamento:

  • OZONIZAÇÃO: através da instalação de sistemas MAOZONEtech.
  • CLORAGEM: hipoclorito de sódio ou de cálcio, dióxido de cloro (gerador de dióxido de cloro), ácido hipocloroso (gerador de ácido hipocloroso).

A grande vantagem da tecnologia de ozono, face aos produtos clorados, é que não forma subprodutos da reação como trihalometanos e organoclorados, produtos considerados cancerígenos. Para além disso, melhora o processo de coagulação / floculação, incrementando os rendimentos dos processos de decantação e filtração.

Os processos de clarificação removem a matéria mineral e orgânica em suspensão (SS) da água bruta, também removem parte da matéria orgânica e inorgânica dissolvida capaz de ser precipitada e/ou coagulada.

São várias as tecnologias disponíveis, dependendo da concentração e tipo de contaminantes presentes na água bruta:

  • Coagulação/floculação.
  • Decantação convencional e lamelar.
  • MAFLOTtech para processos de flotação por ar dissolvido (DAF).
  • Filtração em leitos de areia gravíticos ou pressurizados, rápidos ou lentos.
  • Ultra-Filtração em membranas através dos sistemas MAUFPUREtech. Trata-se de uma solução compacta de remoção de contaminantes com dimensões superiores a 0,02 micron, inclusive matéria orgânica e inorgânica suspensa e coloidal e microrganismos, da qual resultam águas de grande qualidade.

A Ultrafiltração pode ser usada em substituição da filtração em areia e carvão ativado e/ou como medida para a obtenção de uma maior qualidade de água. A Moinhos Água e Ambiente concebe e fabrica as suas próprias unidades de UF, que implementa e comercializa, de acordo com as necessidades de cada caso.

A osmose inversa é outra via para produzir água de qualidade, respondendo às crescentes necessidades de água para consumo humano e industrial.

A Moinhos Água e Ambiente desenha e fabrica sistemas completos de dessalinização de águas, MAROPUREtech, através de membranas de osmose inversa. Com base nas características da água a tratar e na qualidade de água pretendida, a Moinhos Água e Ambiente desenha toda a linha de tratamento, antes e após a osmose inversa, selecionando os equipamentos e as membranas que melhor se adequam a cada caso.A MAROPUREtech, pode produzir água potável a partir de:

  • Água salgada, para a eliminação de sais (dessalinização).
  • Água salobra, para a eliminação de sais (dessalinização).
  • Água doce, para a eliminação de contaminantes específicos como: radioatividade, nitratos ou fluoretos.

Alguns processos são especificamente desenhados para remover elementos indesejáveis tais como: manganês, nitratos, metais pesados, dureza…

Uma tecnologia capaz de tratar água com este tipo de poluentes é a tecnologia de permuta iónica. Esta tecnologia consiste basicamente num filtro, no qual o meio de enchimento é uma resina especifica para o contaminante a eliminar:

  • Desmineralizadores
  • Desnitrificadores
  • Desferrizadores
  • Descalcificadores

A desinfeção é a etapa final de uma estação de tratamento de água, sendo fundamental pois assegura a eliminação de todos os microrganismos patogénicos da água.

Esta etapa tem em vista dois efeitos: a eliminação dos microrganismos patogénicos da água e garantir um residual desinfetante que salvaguarde qualquer contaminação entre o ponto de tratamento e o ponto de consumo.

São utilizados diversos desinfetantes, com tecnologias como:

  • Ozonização MAOZONEtech
  • Radiação por UV
  • Cloragem: hipoclorito de sódio ou de cálcio, dióxido de cloro (geradores de dióxido de cloro) e ácido hipocloroso (geradores de ácido hipocloroso).


Os nossos projectos



CONTACTOS

Moinhos Água e Ambiente

O seu parceiro em tecnologias e soluções para o tratamento de águas.

(+351) 252 857 925

www.moinhosambiente.com

geral@moinhosambiente.com