I&D | Moinhos Ambiente


Investigação e Desenvolvimento

Na Moinhos Água e Ambiente vive-se uma cultura de investigação e desenvolvimento de novas tecnologias e novas soluções, associadas a processos ou sistemas existentes, assim como de resposta a novos desafios que potencializam novas aplicações.

Assente nesta cultura, a empresa tem vindo a desenvolver e implementar novas tecnologias, sendo os seus profissionais a peça chave. Com sede de conhecimento, todos os profissionais da Moinhos procuram a melhor resposta para os desafios com os quais se vão deparando e assumem sempre o compromisso de melhorar a cada dia.

Prova disso são as inúmeras plantas piloto existentes na empresa! Estas são resultado de muita pesquisa, várias demonstrações de tecnologia, soluções e resultados.



Áreas atuais de investigação e desenvolvimento


Redução de lamas biológicas em excesso, por oxidação avançada com ozono.

Os objetivos dos estudos em curso visam aprofundar o conhecimento desta aplicação à escala real, nomeadamente: doses de ozono a aplicar vs. percentagem de redução de lamas e afinação da tecnologia de oxidação.

Degradação de disruptores endócrinos e antibióticos, através da oxidação avançada com ozono.

Existem compostos farmacêuticos complexos, não biodegradáveis, rejeitados pelo organismo humano para os efluentes domésticos, com efeito cumulativo nos ecossistemas e que se tem vindo a provar serem prejudiciais para os seres vivos. Os estudos existentes, a nível académico, demonstram que o ozono pode ser uma forte solução para a destruição destes compostos. Os estudos à escala real que a Moinhos está a levar a cabo, em conjunto com outras empresas e organismos, visam provar esta capacidade, eficiência, custos da aplicação e aperfeiçoamento da tecnologia.




Desenvolvimento de soluções para países subdesenvolvidos.

Carentes em água potável e energia elétrica, onde contaminações microbiológicas da água são uma constante, colocando todos os dias em risco a saúde das populações. Algumas soluções:

  • Kit África – Unidade de tratamento de água com tecnologia de ultrafiltração, energeticamente autónoma com energias renováveis.
  • Casa da Água –  Estação de tratamento integrado de água para consumo humano e águas residuais com a finalidade da sua reutilização em hortas comunitárias. Ao fechar o ciclo da água, esta solução permite, além da economia de um bem escasso, minimizar a proliferação de doenças através do tratamento integrado dos efluentes.
  • Unidades de produção de água potável – Criação de água potável através de sistemas de condensação da água do ar atmosférico.
  • Arcas de refrigeração de medicamentos – Arcas de refrigeração energeticamente autónomas.
  • Chocadeira de Ovos – Sistema para o chocar de ovos energeticamente autónomo.

Desenvolvimento de soluções com tecnologia de UF para piscinas.

CONTACTOS

Moinhos Água e Ambiente

O seu parceiro em tecnologias e soluções para o tratamento de águas.

(+351) 252 857 925

www.moinhosambiente.com

geral@moinhosambiente.com