Remodelação/ Beneficiação da ETAR da PaperPrime - MBR | Moinhos Ambiente

ETAR-Paper-Prime-Noticia-1280x960.jpg

A Moinhos Ambiente foi responsável pelo projeto e implementação da tecnologia MBR para a Remodelação/Beneficiação da ETAR da PaperPrime tendo como objetivo o cumprimento da nova licença de descarga.

A PaperPrime é uma industrial localizada em Vila Velha de Rodão e dedica-se à produção de Papel Tissue. O projeto de beneficiação/remodelação desenvolvido pela MoinhosAmbiente foi extremamente desafiante, dado os objetivos de tratamento a atingir serem bastante restritivos, nomeadamente, < 90 mg/L de CQO, < 5,5 mg/L de Azoto Total e 0,75 mg/L de Fósforo, sendo que para este último parâmetro, em situações de período de estio do rio Tejo, ponto de descarga das águas residuais tratadas, o valor de fosforo a descarregar não poderá exceder 0,5 mg/L.

A solução de tratamento adotada, passou pela implementação de um processo de tratamento biológico de lamas ativadas com etapa de nitrificação/desnitrificação responsável pela remoção de matéria carbonácea e Azoto e adição de coagulante para a remoção de fósforo. A separação da biomassa da água tratada recorre á tecnologia de membranas planas, Kubota, Tecnologia MBR.

Para o controlo operacional da ETAR, a solução foi complementada com um complexo sistema de medição in line de TOC, Azoto Total e Fósforo á entrada do processo de tratamento biológico e no efluente final tratado. A continua medição dos vários parâmetros, permite dosear em automático os nutrientes necessários para o equilíbrio do efluente a tratar, assim como, garante o doseamento proporcional de coagulante para a eficiente remoção de fósforo.

Com a implementação das novas etapas de tratamento, os objetivos de descarga foram largamente alcançados, obtendo-se ainda como benefício decorrente da tecnologia MBR implementada, uma agua isenta de sólidos e microrganismos que o meio recetor, rio Tejo, agradece!

CONTACTOS

Moinhos Água e Ambiente

O seu parceiro em tecnologias e soluções para o tratamento de águas.

(+351) 252 857 925

www.moinhosambiente.com

geral@moinhosambiente.com