Tratamento de Água

BEIA1.jpg


1ª unidade de produção de água ApR no sistema municipal

A Moinhos Ambiente conclui em fevereiro de 2022 o comissionamento e arranque da 1ª unidade de produção de água ApR – água para reutilização – com origem no sistema municipal.

O sistema de tratamento contentorizado recebe o efluente final tratado da Fábrica de Água de Beirolas, da Águas do Tejo Atlântico e permite a esta entidade (do Grupo Águas de Portugal) fornecer água a Câmara Municipal de Lisboa para a rega dos espaços verdes (cerca de 295.000 m2) da zona norte do Parque das Nações.

Recorrendo à tecnologia de ultrafiltração, como solução principal de tratamento, foi possível cumprir com todos os requisitos exigidos para a emissão da licença (pioneira em Portugal) de reutilização de água para fins não potáveis, obtendo-se uma água tratada ApR de Classe A, segundo o decreto-lei nº 119 de 21 de agosto de 2019.



FFPRINC.jpg


Dessalinizadora Fundo das Figueiras

A Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio, SA (SDTIBM) e a empresa Água e Energia da Boa Vista (AEB) adjudicaram à Moinhos Água e Ambiente, uma unidade de dessalinização para uma produção de 150 m3/d.

O projeto visa dessalinizar água na zona Norte da ilha da Boavista, de forma a permitir que a população dos três Povoados do Norte (Fundo da Figueiras, João Galego e Cabeça dos Tarafes) tenha acesso a água potável de qualidade e em quantidade.

A unidade de dessalinização, é composta por filtros de areia, microfiltros, bomba de pressão, membranas de osmose inversa de alta rejeição, remineralização através de leitos de calcite e CO2, e desinfeção final através de hipoclorito de cálcio.

A unidade de dessalinização está preparada para trabalhar com água salobra e água do mar.



raclac-b1.jpg


Arranque da nova EPTARI da RACLAC S.A.

A Moinhos Ambiente foi responsável pelo dimensionamento, conceção e construção da EPTARI da nova fábrica da RACLAC em Cruz, Famalicão. Trata-se da 1ª unidade em solo europeu a produzir luvas em nitrilo e recorrendo a um processo altamente tecnológico e automatizado.

A Moinhos Ambiente desenvolveu desde o piloto de produção – em conjunto com o cliente –  os ensaios de tratabilidade que garantiram, posteriormente, o desenvolvimento à escala industrial da solução mais adequada ao tratamento dos efluente gerados e garantindo, desta forma, o cumprimento dos parâmetros de descarga exigidos pela ETAR que recebe o efluente final tratado.

A tecnologia aplicada permite ainda a reutilização interna do efluente tratado na manutenção da infraestrutura. O arranque aconteceu em 2020, em plena evolução da pandemia no nosso país.



raclac-A3.jpg


Arranque da nova ETAP industrial da RACLAC S.A.

A Moinhos Ambiente foi responsável pelo dimensionamento, conceção e construção da ETAP da nova fábrica da RACLAC em Cruz, Famalicão. Trata-se da 1ª unidade em solo europeu a produzir luvas em nitrilo e recorrendo a um processo altamente tecnológico e automatizado.

A solução assenta na pré-oxidação e filtração multimédia de água proveniente de furos existentes no perímetro da fábrica. A água tratada é armazenada num reservatório de 1.000 m3 para abastecimento da rede industrial.



proj-4-02.jpg


Osmose Inversa constituída por 2 linhas de 100m3/h cada.

Linha de blending que aumenTA a produção até aos 270m3/h

Sistema UV com capacidade nominal de 400m3/h para eliminação de contaminação microbiológica

Instalação hidráulica e eletromecânica.

Quadro de aquisição de sinais de campo para comando e visualização do processo e máquinas de OI.



CONTACTOS

Moinhos Água e Ambiente

O seu parceiro em tecnologias e soluções para o tratamento de águas.

(+351) 252 857 925

www.moinhosambiente.com

geral@moinhosambiente.com